Musicalização Infantil
O despertar musical na educação infantil, desde os seis meses de vida, é uma riqueza incalculável para a formação da criança. A música contribui para o pensamento criativo e emancipador, ao escutar uma melodia, ao interpretá-la de maneira única e pessoal, as crianças aprendem a serem construtores ativos de um conhecimento crítico e transferível para outras situações e problemas. Além de incentivar a externalização de sentimentos, atingindo assim, de forma integral o ser humano.
A musicalização objetiva as práticas musicais e não o estudo de um instrumento. É vivenciando, som e ritmo, através de jogos e recreações, que o aprendizado musical chega, hoje, às crianças.
Desenvolver, na criança, a alegria em fazer e apreciar a música, também desenvolver o rítmo. A coodenação motora corporal e fina, a noção espacial e temporal, a percepção auditiva, desenvolver a atenção, a memória e a lateralidade, e reconhecer os elementos musicais de maneira viva, e é claro possibilitar um convívio social saudável e prazeroso.